Sofia Brito formou-se como bailarina clássica pela Escola Profissional do CNB, Companhia Nacional de Bailado de Portugal em 1995, e pela P.A.R.T.S. em 1998 como primeira geração da nova escola internacional de dança e coreografia contemporânea sob a direcção artística de Anne Teresa De Keersmaeker. Alguns coreógrafos com quem ela teve a oportunidade de trabalhar de perto e que foram relevantes no seu percurso pessoal foram Anne Teresa de Keersmaeker, Vim Vanderkabus, Randy Warshaw e David Zambrano. Dançou no filme ‘Rosas Danst Rosas’ sob a direcção de Thierry de Mey e Anne Teresa De Keersmaeker; numa produção de Robert Wilson, na Companhia Nadine Ganase, numa criação de Gisele Vienne e Etienne Bideau. Sofia tem sido assistente de coreografia de Slava Sanches. Colaborou com Steve Paxton em ‘Material for de Spine’ e fez parte do seu DVD educativo. Sofia continuou a sua formação de improvisação para palco, Flying Low and Passing Through com David Zambrano, e Contact Improvisation / Underscore com Nancy Stark Smith. Na sua pesquisa sobre movimento, ela praticou intensivamente: Centragem do Corpo-Mente, Tango, Artes Marciais Tradicionais, Yoga e Shiatsu.
Sofia sempre esteve envolvida na educação das Artes, e desenvolveu durante vários anos projectos educacionais com Gerhard Jäger como membro da equipa do ABC Arts Basic for Children, e ensinou no programa Muse sobre educação artística. Ela foi professora de dança no L’Espace Catastrophe Circus Arts Center em Bruxelas de 2003 a 2012. Entre 2010 e 2013, realizou quatro criações originais comunitárias de Teatro-Dança produzidas pelo Teatro Tempo e J. F. Portimão.
Entre 2004 e 2018, realizou criações de dança a solo e em duetos em co-criação com músicos e artistas visuais: ‘Taking Shape’ (2004), ‘Changing Skin’ (2006), ‘Acorda! (2011), ‘See the world through window’ (2012), ‘Kaypin The Earth in You’ (2012), ‘Wild Breath’ (2014), ‘Untitled’ (2013), ‘What’s now! (2018). Em 2018, foi co-fundadora da AORCA Associação de Observação, Regeneração e Criação na Actualidade, para apoiar um ponto de passagem entre artes, educação e mudanças civilizacionais. Criou a plataforma seadance, onde é directora artística e coordenadora deste novo projecto de residências artísticas, para apoiar a criação contemporânea para palco, com o objectivo de trazer uma contribuição positiva e potenciar a criatividade com uma visão que cuide da importância das gerações futuras nas escolhas do mundo de hoje.
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