Este criador internacional iniciou a sua formação no Institut del Teatre em Barcelona e na P.A.R.T.S. em Bruxelas. A capital belga foi o ponto-chave para o reforço da sua carreira artística. Deu os seus primeiros passos como bailarino profissional na companhia de dança Rosas, dirigida por Anne Teresa De Keersmaeker. Também actuou sob a direcção de directores de renome como Robert Wilson, Tom Jansen e Josse de Pauw.

Actualmente, Roberto é o director da companhia de dança ROPA / Roberto Olivan Performing Arts. A companhia foi criada em Bruxelas em 2001. É também o director artístico e fundador do Festival Deltebre Dansa, um evento internacional que tem tido lugar anualmente desde 2004.

Olivan cria trabalhos encomendados para companhias de dança, universidades, instituições de dança e escolas em todo o mundo. A sua carreira tem sido muito versátil. Nos últimos anos, tem leccionado em workshops em todo o mundo e trabalhou como coreógrafo e intérprete na indústria cinematográfica.

Tem sido o director artístico de importantes eventos culturais e membro do júri em concursos de dança. Olivan também participou em encontros sectoriais de dança realizados pelo Ministério da Cultura do Governo da Catalunha e é membro do Conselho Consultivo para a Cultura na região de Terres de l’Ebre, também supervisionado pelo Ministério da Cultura do Governo da Catalunha.

A sua carreira tem sido reconhecida em todo o mundo. Recebeu os seguintes prémios: EFFE AWARD 2019-2010 pela criação do Festival Deltebre Dansa (Bélgica), Premi Nacional de Cultura 2014 (Catalunha, Espanha), Ciutat de Barcelona 2013 (Catalunha, Espanha), Sebastià Gasch FAD Awards Of Paratheatrical Arts 2012 (Catalunha, Espanha), Prix SACD de la Création Chorégraphique 2001 da Société des Auteurs et Compositeurs Dramatiques (Bélgica), bem como várias outras nomeações para prémios.

Categorias: Artistas

0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *