O bailarino e professor mexicano recebeu a sua formação em dança na academia SEAD Salzburg, Áustria, estudando no programa de pós-graduação BODHI Project e no EPDM em Mazatlán, México, recebendo o seu Bacharelato em Dança Contemporânea. Actualmente está baseado em Berlim e está a pesquisar na improvisação e teatro mostrando uma forte ligação com a dança física e o movimento.

Após a sua licenciatura, podia reunir experiência performativa com vários coreógrafos e companhias: nas peças Shell Shock and Impromptu de Marion Sparber, apresentada no Tanzherbst Kempten (Alemanha) e no Festival Alps Move (Itália), interpretando All Things Considered by Ralf Jarochinsky no TanzHerbst Kempten, Fragile Matter de Christine Gouzelis no Battery Dance Festival, Nova Iorque, Ubuntu de Sita Ostheimer no Arab-Jew Community Center, Tel Aviv, Israel, na peça Zeit-Bild de Etienne Gilloteau no Festival Tirol, Hall, Áustria, 4 visiones de paraíso de Cecilia Lugo dançou no OC OHTIC, Mérida, México e na peça Cristalino 9o cielo de Miguel Mancillas, Onésimo González exibido em Guadalajara, México e o dueto “Porzellan-Haus” com Marion em muitos locais e festivais por toda a Europa.

Alan estava a ensinar espaciocontinuo em seguintes escolas e festivais: Kirov e São Petersburgo (Rússia), Dock 11 (Berlim), Marameo (Berlim), TanzRaum Wedding (Berlim), Festival Cyrkulacje (Polónia), Profitraining Freiburg (Alemanha), Espacio ZM (Espanha), C.C. Barceloneta (Espanha), Fabrik Potsdam (Potsdam), Yizong Bagua (Colónia), Kari Tanzhaus (Kempten, Alemanha) e La Cantera (México).

Categorias: Artistas