Artistas que acolhemos entre 2018 e 2020:

David Zambrano, Milan Herich, Horacio Macuacua, Sofia Brito, Seviç Liz Leila, Marion Sparber, Alan Fuentes Guerra, Hugh Stanier e Roberto Olivan.

Residências artísticas e/ou criações com espetáculos e apresentações públicas: 

2018

  • “Passing Through” dirigido por David Zambrano com 28 artistas internacionais vindos de vários continentes. (4 semanas em 2018)
  • Manifestação artística e social Anti-Furo 2018 (contra o Furo petrolífero na costa Algarvia de Aljezur).

2019

  • “What ‘s Now” Criação da artista residente em Lagos Sofia Brito com a  compositora finlandesa Seviç Liz Leila. Com oficinas de espectador. (2019)
  • Residência Artística “Shared Levitation” por Marion Sparber e Alan Fuentes Guerra com artistas locais, nacionais e internacionais. (2019). Veja o vídeo aqui.
  • Global Underscore 2019, prática em realtime, num evento mundial em sincronicidade com mais 50 locais espalhados pelo mundo no dia 21 de Junho 2019, contou com a participação de 25 participantes.
  • 2019, 30.09-04.10: ”Human Moves” formação profissional e semi-profissional por Hugh Stanier.
  • 2019, 5.10: ”Contact Improvisation workshop” por Sofia Brito.

2020

As actividades de 2020 foram canceladas e adiadas. Estas são as que conseguimos dar vida e à comunidade:

  • 21 de Junho: “Global Underscore 2020”, prática em tempo real num evento mundial em sincronia com outros 50 locais, contou com a presença de 17 participantes.
  • “In between” um projeto de investigação site specific em espaços naturais, por Sofia Brito e Laura Candeias. O projeto foi apresentado três vezes entre Agosto e Setembro, em combinação comcaminhadas no parque natural da Costa Vicentina no município de Vila do Bispo.
  • 2020, 7-11.09: “Workshop de dança contemporânea ao ar livre” com Sofia Brito, Lagos.
  • 2020, 3-5.10: “Workshops de dança contemporânea ao ar livre” com Roberto Olivan que terminou com um espectáculo público.

S e a d a n c e

AORCA / Seadance é uma plataforma para produção artística performativa no Algarve.

O nosso objectivo é criar uma diversidade cultural viva no Algarve e sul de Portugal, através de impulsionar um emocionante panorama artístico profissional em Lagos e Barlavento Algarvio. Acreditamos na combinação do poder da natureza com as artes cénicas para trazer novas inspirações e profundidades ao processo criativo. É por isso que Lagos e a costa sudoeste são um novo local perfeito no mapa mundial da dança contemporânea e das artes cénicas avant-garde.

Seadance é assim uma plataforma para apoiar as necessidades de inovação dos artistas nas artes cénicas contemporâneas sob a direcção artística de Sofia Brito. Escolhemos a dança contemporânea pelo seu carácter multidisciplinar, inclusivo e inovador. Na criação de dança contemporânea e artes associadas, podemos ter teatro físico, novo circo, música, performance, e cruzamento com artes visuais e plásticas, entre outras.  Seadance tem como missão criar melhores condições para os artistas desenvolverem o seu trabalho criativo e impulsionar temáticas que trazem consciência para problemáticas da actualidade contemporânea e estimular inovação e criação de soluções. A visão deste projecto é de criar uma rede internacional, e de cruzamento cultural, proporcionando apoio de uma comunidade profissional internacional que cria os eventos em parceria com a AORCA / Seadance. Cada evento oferece uma oportunidade para os profissionais se encontrarem e se apoiarem no seu processo pessoal. O objetivo da plataforma Seadance é apoiar um espírito experimental na criação, oferecendo encontros de artistas com tempo e espaço para: alto treinamento técnico, suporte na pesquisa criativa, compor, concretizar espetáculos e apresentações públicas em Lagos e território circundante, partilhar diálogo e reflexão, para ver e ser visto entre artistas e entre a comunidade.

Oferta para a comunidade

Com o intuito de aproximar comunidades e a sensibilização para a inovação social para o desenvolvimento sustentável, temos desenvolvido parcerias e atividades para públicos jovens. No verão 2020 co- criamos o programa ECO KIDS com parceiros locais: